(51)9196-8334

NO AR

Lider do Vale

liderdovale.com.br

Colunista

É possível ser feliz sozinho? Qual o efeito da AMIZADE sob o ponto de vista fisico/neurológico?

Publicada em 10/01/23 às 01:08h

por Lider do Vale


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Giovani Silveira - Psicólogo.  (Foto: Lider do Vale )
A reflexão começa fazendo um exercicio no pensamento, você já conquistou alguma coisa na sua vida sem ajuda de alguma pessoa? Bom, já de inicio respondendo a pergunta, é IMPOSSÍVEL você obter algum resultado, seja qual for ele, sozinho. Isso porque nossa espécie foi projetada para sociabilidade, ou seja, somos seres sociais, indepedente se você aceita ou não isso. É simples, você não nasce sozinho! Saber que precisamos uns dos outros elimina um monte de confusão, no minimo diminui os julgamentos, a ruminação sobre aquele fulano ou ao ciclano que não correspondeu com as suas expectativas, isso significa que a socialização continuará, as amizades por mais frágil que seja o vínculo você sabe agora que é importante mantê-las. Isso é ótimo, pois você continuará nutrindo e fazendo novas amizades. Falando do benefício físico e neurológico as amizades liberam uma substância chamada ocitocina. Talvez, você já tenha ouvido falar dela. É um hormônio que está relacionado a ao instinto mais primordial do ser humano: a reprodução e é conhecido como o hormônio do amor. Hormônios são neurotransmissores capazes de gerar sensações como alegria, recompensa e bem-estar. Entre os hormônios mais importantes estão a serotonina, a endorfina, a dopamina e a ocitocina. Todos os neurotransmissores atuam como mensageiros químicos, transportando, estimulando e equilibrando os sinais entre neurônios, células nervosas e outras células do corpo. Além das sensações, eles podem afetar uma ampla variedade de funções físicas, incluindo frequência cardíaca, sono e apetite. A ocitocina tem ligação com reduções de ansiedade e sentimentos de calma e segurança, outros estudos apontam o poder de diminuir a memória de experiências ruins e melhorar o processamento de informações sociais. O poeta Mário Quintana já dizia “A amizade é um amor que nunca morre”. E o valor estimado de uma amizade pode ser confirmado cientificamente.
Então, antes de qualquer justificativa para não obter amizades, eu diria "pare de contrariar as regras do projeto". Faça amizades, faça milhares de amizades ou faça quantas puderes, isso não é uma dica nem recomendação, é seguir a naturalidade do nosso designer de fábrica. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







LIGUE E PARTICIPE

51 9196-8334

Visitas: 173231
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Lider do Vale
Converse conosco pelo Whatsapp!