(51)9196-8334

NO AR

Lider do Vale

liderdovale.com.br

Saúde

Sapucaia do Sul será Cidade Angels

Publicada em 21/03/24 às 14:47h

por Lider do Vale


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Foto - Pórtico de entrada da Cidade de Sapucaia do Sul  (Foto: Divulgação.)

                           

No próximo dia 25 de março, às 18h, o município de Sapucaia do Sul receberá a certificação de Cidade Angels, a segunda no mundo. O título é concedido após a confirmação de excelentes resultados na prevenção, atendimento rápido e tratamento eficaz do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A Iniciativa Angels, com sede na Europa, tem abrangência mundial e o objetivo principal de reduzir as mortes pela doença. Sapucaia do Sul conquista a condição após organizar o Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) para tratar da doença, com reconhecimento, em 2022, pela Organização Mundial do AVC como centro Essencial e aquisição, em 2023, do título Gold Status pela Iniciativa Angels. Depois, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram treinadas e estão certificadas internacionalmente por atuar com práticas ideais de socorro imediato a pacientes em AVC. Por fim, os sintomas e formas de socorrer vítimas passaram a fazer parte da grade curricular das escolas do município. Para o coordenador da Linha de Cuidado do AVC da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, instituição que administra o hospital, a certificação é motivo de festa. Segundo o neurologista Diógenes Guimarães Zãn, muitas cidades buscam esse título, mas poucas conseguem uma mobilização articulada do hospital, Samu e escolas para o combate à doença. “O envolvimento de toda a rede assistencial e das escolas municipais em benefício da causa, aliado à participação ativa dos profissionais de saúde e educação, foi a receita do sucesso alcançado”, explica. O hospital de Sapucaia é referência em AVC para mais três municípios. Esteio, Parobé e Taquara. Atende aproximadamente 500 pacientes por ano e baixou a mortalidade pela doença de 14,2% para 6,2%, sendo a menor entre centros especializados 100% SUS do estado. “O título nos compromete a avançar ainda mais, a fim de que a Cidade Angels seja sempre protegida e restaurada”, comemora o prefeito Volmir Rodrigues. A cerimônia contará com a presença da líder global da Iniciativa Angels, Belen Velazquez, e da presidente da Organização Mundial do AVC, Sheila Martins, além de inúmeras autoridades.

atuam no atendimento multiprofissional do paciente, desde o tratamento da fase hiperaguda na emergência até a reabilitação precoce. Desde o início da implementação, quase nove milhões de pacientes foram tratados adequadamente nos centros treinados pelo projeto Angels em todo o mundo. Globalmente, atua como um denominador comum em todos nos hospitais, promovendo um senso de comunidade, de forma a motivar mudanças e melhorias na prestação de cuidados com o AVC. A base para isso é a parceria entre os principais especialistas de centros estabelecidos e um comitê diretor para desenvolver a estratégia nacional, além de supervisionar, orientar e manter o projeto nos hospitais participantes. O QUÊ: Entrega da certificação Cidade Angels QUANDO: 25 de março de 2024, às 18h ONDE: Auditório do IFSul – Av. Copacabana, 100 – Sapucaia do Sul





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







LIGUE E PARTICIPE

51 9196-8334

Visitas: 172654
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Lider do Vale
Converse conosco pelo Whatsapp!