(51)9196-8334

NO AR

Lider do Vale

liderdovale.com.br

Saúde

Março Azul: mês marca a conscientização e a prevenção do câncer de intestino

Publicada em 22/03/23 às 00:22h

por Lider do Vale


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Dr. Leonardo Grillo  (Foto: Divulgação HMV)

O Março Azul é o Mês de Conscientização e Prevenção do Câncer Colorretal. Conhecido como câncer de intestino, é o terceiro tumor que mais mata no Brasil, com uma incidência de cerca de 45 mil casos novos por ano. Atinge homens e mulheres de maneira semelhante, sendo mais frequente a partir dos 45 anos.

Além disso, o coordenador médico do Centro de Endoscopia do Hospital Moinhos de Vento, Leonardo Grillo, responde algumas perguntas.

1.    Quais são os principais sinais de alerta em relação à doença?

Primeiramente, é importante destacar que o câncer de intestino é silencioso nas fases iniciais. É nesse momento em que o diagnóstico, idealmente, deve ser feito. Quando detectamos a doença neste estágio, os índices de cura chegam a 95%, ao passo que, nas etapas avançadas, a chance do paciente pode ser de 10%. A alteração do hábito intestinal (constipação ou diarreia), presença de sangue nas fezes, dor abdominal, anemia, fraqueza e perda de peso são alguns dos sintomas que podem estar presentes.

2.    O que causa a doença?

Na maioria dos casos, não há uma causa definida. Ocorre mais em pessoas obesas, que consomem carne vermelha e carne processada em excesso (ex: bacon, mortadela, presunto, salsicha), tem dieta pobre em fibras, são fumantes e consomem bebida alcoólica em excesso. A história pessoal e familiar também tem seu papel. Pacientes com doença inflamatória do intestino, pólipos intestinais ou história prévia de câncer têm maior chance de desenvolver a doença.

3.    Como podemos prevenir o câncer de intestino?

Praticar atividade física regular, não fumar, evitar uso abusivo de bebidas alcoólicas, fazer uma boa hidratação diária, ter uma alimentação rica em fibras, com frutas, verduras e legumes. Também a redução do consumo de carne vermelha e manter um peso adequado à altura são medidas importantes. É fundamental conversar com seu médico e programar o início do rastreamento do câncer colorretal, que corresponde à realização de exame de colonoscopia.

4.    Como os exames de rastreamento ajudam a prevenir o câncer de intestino?

O exame de colonoscopia, feito com aparelho flexível com iluminação e uma câmera na extremidade, é o procedimento indicado na procura de lesões benignas (pólipos) que possuem risco de evoluir para um eventual tumor intestinal. É também essencial para o diagnóstico precoce de tumores colorretais. Está indicado para homens e mulheres a partir dos 45 anos e pode ser antecipado em casos de história familiar ou de pacientes com sintomas de alerta. Em nosso meio, possuímos os recursos mais avançados para realização de uma colonoscopia de qualidade e segura, com a utilização de imagem de alta definição e também o auxílio de inteligência artificial para a localização de pólipos.

5.    Qual sua recomendação para quem tem mais dúvidas sobre o tema?

Mesmo com a evolução tecnológica, a relação médico-paciente não pode ser substituída. Converse com seu médico, esclareça dúvidas e pergunte sobre o câncer de intestino. Mantenha consultas regulares e esteja com seus exames em dia. A conscientização e a prevenção de uma doença tão prevalente são os melhores remédios.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







LIGUE E PARTICIPE

51 9196-8334

Visitas: 173241
Usuários Online: 5
Copyright (c) 2024 - Lider do Vale
Converse conosco pelo Whatsapp!